O QUE VOCÊ PROCURA?
Faça uma busca rápida de nossos produtos

icon titulo

DICAS E ORIENTAÇÕES

Página Inicial > Dicas e Orientações

Dicas e orientações: TrendFloor Lite | Revestimento Piso Vinílico LVT Colado

ATENÇÃO: Ler antes do assentamento


1- ORIENTAÇÕES PARA ASSENTAMENTO E ACABAMENTO


1.1- Materiais e ferramentas necessárias para instalação do Piso Vinilico LVT Colado: estilete, trena, lápis de carpinteiro, esquadro, medidor de nível, régua, pano limpo, vassoura, aspirador de pó, rolo compressor de 50kg, rolo fura bolha, régua de madeira revestida com carpete, espátula, espátula dentada (conforme orientação do fabricante do adesivo), adesivo de polímeros sintéticos à base d’agua (sem solventes orgânicos como o Toluol, das marcas Mapei ou Quartzolit), lixa, sapato de prego e furadeira com dispositivo para homogeneizar argamassa e o adesivo.


1.2- Recomendamos que se faça um painel utilizando peças de várias caixas a fim de verificar previamente se o efeito estético é o esperado. Verificar se todas as caixas são da mesma referência, tonalidade e qualidade.


1.3- A superfície da instalação deve estar firme, plana, limpa, curada e permanentemente seca. Recomendamos que o contrapiso possua resistência mecânica à compressão maior ou igual a 15MPa para o uso residencial e maior ou igual a 20MPa para o uso comercial, estar livre de ondulações e/ou desníveis (totalmente plana), com a cura completa e permanente livre de umidade. Não inicie a instalação se o contrapiso não atender a esses requisitos.


1.4- Nunca instalar sobre pisos de madeira ou seus derivados, pedras de estrutura laminar (como ardósia); outros vinílicos, laminados, pisos flutuantes em geral e carpetes de todo tipo. Nestes casos deverá ser removido o revestimento existente e preparada nova base que atenda as características do item 1.3 deste documento.


1.5- Cerâmicas e pedras deverá ser verificado se há peças soltas ou com som oco, removendo-as e preenchendo o espaço com massa de regularização. Remova eventuais resíduos soltos de rejunte e de sujidades, e preencha o espaço do rejunte com massa de regularização. Aplique um primer promotor de aderência (se necessário) e massa autonivelante.


1.6- Não instale em ambientes externos, locais permanentemente úmidos, cozinhas industriais, ou piso elevado que possua ou possa ter movimentação.


1.7- No caso de contrapiso novo, sugere-se aguardar no mínimo 28 dias da conclusão da concretagem ou uma semana por centímetro de espessura de concreto para haver a cura total. Teste a umidade do contrapiso antes de iniciar a instalação. Proceda com a instalação apenas se constatada ausência de umidade.


1.8- No caso de contrapiso com infiltração ou umidade constante, é necessário proceder a impermeabilização, evitando assim problemas futuros, como o descolamento das peças. A impermeabilização também deve ter a função de barramento de vapor.


1.9- Verifique o tipo de preparação necessária ao contrapiso existente, para adequá-lo a instalação. Indicamos utilizar produtos das marcas Mapei e Quartzolit. Siga rigorosamente todas as instruções do fabricante dos produtos utilizados, referente a preparação, uso e ferramentas de manejo necessárias. Verifique o rendimento da cola com o fabricante, para saber a quantidade necessária.


1.10- É importante que o sistema de impermeabilização, preparação, nivelamento e colagem sejam feitas com os produtos do mesmo fabricante e por profissionais especializados. Também verificar se estes produtos estão dentro do prazo de validade antes de utiliza-los.


1.11- O armazenamento do piso LVT colado deve ser em local coberto, na posição horizontal, em superfície plana, limpa, seca, firme e sem ficar exposto às intempéries. Não empilhar os paletes, para evitar danos ao produto.


1.12- Jamais inicie a instalação sem climatizar o produto antes. Para isso, antes do assentamento, deixar o piso vinílico e a cola no local onde serão instalados por no mínimo 24 horas, protegidos do sol e da umidade, em contato direto com o contrapiso onde será instalado, com empilhamento máximo de 4 caixas, mantendo o ambiente ventilado e com temperatura entre 15°C e 27°C.


1.13- Para instalação recomendamos que a umidade relativa do ar seja inferior a 80%. Não deve haver incidência direta de sol sobre o revestimento durante a instalação.


1.14- A amarração mínima é de 1/3 do comprimento da régua. Antes da instalação, espalhe as réguas pelo ambiente simulando a paginação de modo que não permita recortes que resultem em réguas com menos de 20cm do comprimento e/ou menos de 5cm de largura, mantendo 1 régua inteira na entrada do ambiente, e que a primeira régua da segunda fileira fique alinhada no meio da régua da fileira anterior ou a 2/3 de forma desencontrada. Aprove a paginação com o responsável pela obra. Se possível, evite que réguas de desenho igual ou parecido fiquem próximas umas das outras


1.15- Deve- se deixar um espaçamento de 2 a 3mm das paredes para que as peças possam dilatar, devendo ser rejuntado/selado com adesivo selante PU. No caso de edificação possuir juntas estruturais, a instalação do revestimento deve ser interrompida neste ponto. Após instalação do piso colado, faça instalação dos rodapés.


1.16- Homogenize a cola antes da aplicação com um batedor, por pelo menos 5 min. Durante a aplicação, mantenha o local ventilado para evitar o efeito estufa da cola. Aplique a cola apenas no contrapiso, com movimentos circulares. Espalhe a cola em uma área de 8 a 10m² e aguarde o tempo de tack. Faça movimentos circulares ao aplicar a cola. Verifique periodicamente o estado dos dentes da ferramenta usada. Observe se o rastro de cola deixado para trás se altera durante o uso da ferramenta (camada de cola rasa, volumosa e/ou não uniforme). Se o rastro de cola deixado for diferente do que seria deixado por uma ferramenta nova, então reaplique a cola usando uma ferramenta nova. Ao finalizar a colagem, procure e limpe excessos de cola com um pano úmido e bem torcido. Passe um rolo compressor de 50kg sobre todas as réguas. Isso irá garantir a plena aderência do piso à cola. Da aplicação da cola a até a cura completa, proteja o local de instalação contra a luz solar.


1.17- A primeira limpeza deve ser efetuada após 48 horas. Remova todo resíduo de sujeira com um pano umedecido e bem torcido. Veja o tempo de cura da cola com o fabricante dela. Na falta dessa informação, recomendamos aguardar 7 dias.


2-  ORIENTAÇÕES PARA LIMPEZA E CONSERVAÇÃO


2.1- Para limpeza e conservação, utilize vassoura ou escova com cerdas macias e no sentido da textura, caso apresente. Utilize sabão ou detergente neutro diluído em água (usar a menor quantidade de água possível), secando em seguida com um pano. Jamais derrame água sobre o piso colado, ou utilize solventes, ácidos e/ou produtos abrasivos que possam agredir o produto.


3- RECLAMAÇÕES


3.1- DEFEITO VISÍVEL: Em caso de defeito visível, entrar em contato com o fornecedor antes do assentamento (o assentamento significa a sua aceitação).


3.2- DEFEITO OCULTO: Se apresentar, reclamar assim que detectar.


4- GARANTIA


4.1- Para garantir o perfeito assentamento e garantia do produto é indispensável a leitura das instruções. A Obra Vitrea garante seus produtos de 1ª qualidade (CLASSE A), se especificado corretamente e instalado conforme orientações da NBR 14917-2 e se utilizado em condições normais.


4.2-  Guarde sempre a NOTA FISCAL do nosso produto, bem como da cola, massa niveladora, massa de reparação, massa de regularização, massa de preparação, promotor de aderência e outros produtos que forem utilizados na instalação do Piso Vinilico LVT.


 


INFORMAÇÕES ADICIONAIS PODEM SER OBTIDAS EM:


 


  sac@obravitrea.com


+55 48 3432-5080


@obravitrearevestimentos


obravitrearevestimentos